O segundo episódio de “Geografia da Ausência” (HBO), minha nova série documental que viaja ao Brasil profundo dando voz aos grandes personagens e suas histórias de opressão, dor e lutas, foi rodado em outubro na região do Matopiba, que compreende o sul do Maranhão, o leste do Tocantins, a ponta sul do Piauí e o oeste baiano. Esse é um lugar que hoje é marcado por intensas disputas de terra, com o enorme avanço do agronegócio, o desmatamento do cerrado e o uso indiscriminado do segundo maior aquífero do país.
Em nossa viagem, seguimos os passos de Lalo de Almeida, experiente, premiado e famoso fotojornalista brasileiro, que há décadas documenta com seu trabalho o triste declínio dos biomas brasileiros. A jornada se encerrou em Gilbués (PI), uma região de intensa desertificação – que mostra de forma inegável a todos nós um futuro cada vez mais possível.
“Geografia da Ausência” é uma série em três episódios, produzida pela RedTerra Studios, com produção executiva e direção criativa de Gideon Boulting, Direção de Fotografia de Dado Carlin, Som Direto de Miquéias Motta, Montagem de Tom LaTerza e Música Original de Maestro&Simon.